segunda-feira, 10 de maio de 2010

Toureio a pé ou a cavalo?

Caros amigos,
Hoje é dia de lançar mais uma pergunta da semana. Desta feita a tourada volta a estar na berlinda, depois de concluírmos que os animais proíbidos a estar no circo, são precisamente os que todos mais gostam de ver.
Assim, a nova pergunta prende-se com o modo de tourear. Estando o toureio a cavalo associado à tradição portuguesa e, o toureio a pé, associado à tardição espanhola, cada vez mais toureiros portugueses e espanhóis se misturam por essas praças ibéricas, seja a pé ou a cavalo, formando uma festa mais única, mais completa, mais singular.
Nesse sentido, queremos saber o que os aficionados e não só, preferem: toureio a cavalo, ou a pé.
Sendo que se vêem cada vez mais portugueses a tourear a pé e mais espanhóis a cavalo, queremos saber o que está nas vossas preferências.

1 comentário:

  1. Sendo cavaleiro (embora saiba manejar touros no campo, de toureio nada sei...), sou naturalmente levado a preferir o toureio a cavalo, que em Portugal se faz com muita arte e paixão mas, e custa-me admiti-lo, os nossos vizinhos têm, a meu ver, vindo a afirmar-se cada vez mais e parece-me ,nesta altura, o "rejoneo" mais bonito e alegre de se ver,dando um enorme destaque á equitação e postura das montadas aliados a cites e movimentos inovadores, têm-se mostrado muito dedicados e criativos os espanhóis...Parece isto ser característico do nosso país, o deixar-se ultrapassar em todos os campos, sim porque lembremos o "Sr João Moura", que há poucas décadas atrás foi, durante anos, a figura mundial do toureio a cavalo...e hoje...bem...
    Hoje ainda tiro o chapéu á beleza, postura e toureio da família "Ribeiro Teles".

    Quanto ao toureio a pé, confesso que não gosto de vê-lo em Portugal, porque " las cosas hay que hacerlas bien hechas", e com a proibição de matar o touro na arena o espectáculo não está completo...soa a farsa...portanto, toureio a pé: só mesmo onde se possa levar a tarefa até ao fim...

    Saudações Raianas!!

    ResponderEliminar