terça-feira, 25 de maio de 2010

Capeia Arraiana no Campo Pequeno


Caros amigos,



Numa semana que antecipa um sábado diferente no nosso querido Campo Pequeno, importa evidentemente realçar o que por lá vai acontecer.

Como já vai sendo tradição, as gentes da raia, voltam a Lisboa para mostrar uma arte de lidar o toiro com características únicas no mundo: a capeia arraiana.

Uma tradição antiga, característica do concelho do Sabugal, distrito da Guarda.

Uma arte pouco conhecida, pelo menos tendo em conta a popularidade óbvia da corrida à portuguesa, a capeia apresenta enúmeras novidades.

O toiro é lidado na sua máxima força, sem os típicos ferros, presentes na tourada. Tudo começa pela manhã, quando os toiros são escoltados por gente a cavalo, de mota, de jipe, ou até a pé, até à praça, onde se vai conhecer o dito toiro da prova. Apenas este toiro é lidado da parte da manhã, antecipando o que vai ser uma bela tarde de forcão.

Precisamente a meio da tarde, começa a capeia, num clima caloroso e ansioso, típico da zona. Surgem então os rapazes da terra, prontos para pegar ao forcão, o instrumento utilizado para lidar o toiro. Quando este sai do curro, o forcão está pronto para o enfrentar, numa praça a abarrotar, vivendo-se os dias solarengos de Agosto.

É então quando a lide propriamente dita acontece, observando a forma como o toiro procura o forcão, como marra e, como aquele grupo de rapazes corajosos vai manejando ao milímetro o forcão, de acordo com as investidas do animal.Tarefa especialmente complicada, dada a envergadura do instrumento.

Uma vez dominado, o toiro é tentado a marrar nalguns aventureiros que o desafiam frente-a-frente, até voltar para o curro e se aguardar o próximo toiro.

Ora, este é um espectáculo que todos podemos assistir na próxima tarde de sábado na primeira praça do país. As gentes da raia trazem o forcão, a coragem e a raça, tão característicos, tão puros, tão portugueses, embora no limite com Espanha.

Não precisamos de esperar o mês de Agosto para assistir à capeia arraiana, à distância de uma ida ao Campo Pequeno, já no próximo sábado, dia 29, podemos viver esta tradição tão intrínseca ao interior de Portugal. Tão distinta, mas igualmente nossa.

Asseguro-vos, como espectadora assídua das capeias, que é um espectáculo a não perder, promentendo muitas emoções e muita animação no decorrer da tarde.

Eu certamente não faltarei!

Ao forcão, rapazes!!






11 comentários:

  1. Fazer sofrer os touros não é diversão para gente normal.
    Se são frustados não façam pagar os animais, é repugnante.

    ResponderEliminar
  2. Se gostam destas cenas medievais porque não vão para a arena representar o papel dos touros.
    Assim percebiam o que os touros sofrem.
    DEIXEM OS TOUROS EM PAZ! ELES NÃO VOS FIZERAM MAL NENHUM!

    ResponderEliminar
  3. Façam sofrer a vossa familia e deixem os animais viver.

    ResponderEliminar
  4. A capeia arraiana é um espectáculo, não direi tão cruel como a tourada, mas de muita pobreza espiritual.

    ResponderEliminar
  5. Caro (a) Arte e Moda Personalizada,

    A tourada não é medieval. É bem actual até, como já deve ter notado. E não, não vou para a arena representar o papel dos toiros porque a tourada não é um teatrinho e se fosse, o toiro desempenharia sempre, o papel principal, é o rei da festa. Quanto à minha família, senhor anónimo, mais uma vez vocês tornam-se inqualificáveis...afinal gostam da dita crueladade..e humana, que é muito menos grave para si não é?Pergunto-me se não terá os seus valores um pouco trocados..?
    Por último acho imensa graça ao comentário acerca da capeia arraiana. Pobres de espírito?Se há gente espirituosa em Portugal, serão certamente as gentes da raia!Ás tantas se a senhora Isabel lá fosse, não sairía de lá muito mais rica de espírito...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Eu sou arraiano, mais própriamente de Forcalhos e venho (tentar) esclarecer as mentes pequeninas de "arte e moda" e srª Isabel:
    "Pobreza" é a de quem não conhece ou reconhece as tradições do seu próprio país...Mas que raio de portugueses são vocês...?!E se não o são, vão se meter na vida dos da vossa terra, sim porque aquilo que vos faz falta é arranjar uma vidinha pra viver, FRUSTRADOS!!!
    Deixem-se mas é dessas manifestações de gays e atrofiadas, que de nada vos valem e ninguém vos passa cartucho, embora confesse que, quando vou ao Campo Pequeno, diverte-me ver a vossa figurinha de dementes, com as vossas bandeirinhas e apitozinhos, completamente desprezados por quem passa, eheh!!! Atrasados...!!!
    Mais selvagem me parece arte e moda, que não se escusa de achincalhar e humilhar o seu semelhante em defesa de...de...nada...!!
    E fica aqui a referência sobre a maneira como vocês, seus jumentos, "atacaram" a Carolina com insultos sem saberem sequer do que falam, (atrever-me-ia a apostar que nenhum de vocês viu algum dia um touro ao vivo)e sobre a forma "educada e educativa" com que foram tratados pela Carolina.
    Parabéns Carolina pela postura bem á moda arraiana, eheh!!
    Agora pensem lá bem, seus broncos: "quem é que será o pobre de espírito..?"
    Fica aqui o convite para "todos", para, no dia 16 de Agosto de 2010, aparecerem na aldeia de Forcalhos para assistirem a um encerro e capeia arraiana.Eu pago o almoço (sim, aos atrasadinhos também...).


    Saudações Raianas,

    David Carlos.

    ResponderEliminar
  7. Arraiano da Vila do SOITO e com muito gosto e na qual jà bastantes anos que pego ao FORCAO estarei como costume sabado no CAMPO PEQUENO;
    Amigos aficionados nem vale a pena perder tempo com estes (((ecolos))) de meia tigela.
    Devo lembrar que este lindo animal nobre existe porque à capeias e touradas OK.
    Desafio nos os aficionados ao FORCAO e todos os(as) meios tijelas (((ecolo))) a investirem seria giro nao que pensam!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Sou tenho a dizer que de tacanhos Portugal esta bem servido e a prova esta ha vista ....bem na cauda da Europa!!!!!Evoluam pah!Fora a tourada e circos com animais,respeitem-nos de uma vez por todas!

    ResponderEliminar
  9. Caríssimos arraianos,

    É com muito gosto que vos recebemos no nosso blog!
    Um obrigada em especial ao David, pelo esclarecimento que deu aos nossos visitantes.
    Esperamos sinceramente que nos visitem mais vezes, encontra-nos-emos no sábado no Campo Pequeno!
    E no mês de Agosto, lá estarei pela raia, para mais um mês de festa e de forcão!

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Não tens de agradecer nada Carolina...
    Cheguei a este blog por mero acaso(facebook), e depois de ler os comentários dos intrometidos não deu pra ficar calado...já não há pachorra pra aturar estes cromos...!!E agora apareceu outro comentário de mais um "marmanjo não identificado", que nem resposta merece, pois anda também armado em defensorzito de não sei bem o quê( nem ele!), quando, antes de mais, havia de se preocupar com ir aprender a escrever...enfim...marmanjos...!!!
    Deixo-te saudações raianas, esperando que nos encontremos no Campo Pequeno, ou então por esses encerros e capeias de Agosto, onde não te será difícil encontrar-me, pois integro a equipa de cavaleiros do "Zé Nói" (ganadeiro dos Forcalhos), e este ano, salvo erro, vamos encerrar no Soito, Alfaiates, Aldeia do Bispo, Forcalhos e Aldeia Velha, e claro, estaremos a pegar ao forcão no concurso a realizar na praça do Soito, terei o maior gosto em ver-te.

    ...e parabéns pelo blog!!

    ResponderEliminar
  11. Caro David,

    Muito obrigada mais uma vez, quantos mais formos, melhor!Não conseguimos ver-nos no Campo Pequeno, mas em Agosto lá estaremos pelas terras arraianas!Continue a visitar-nos!

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar