quinta-feira, 15 de abril de 2010

Apresentação

Caros amigos:
A criação deste blogue tem como objectivo a defesa e divulgação destes espectáculos que são parte fundamental da nossa cultura.
Verificando-se actualmente alguma contestação no que diz respeito ao Circo e à Tourada, este blogue, dirigido a amantes do Circo e a Aficionados, pretende manter vivas estas duas tradições portuguesas.
Estamos evidentemente disponíveis para receber as vossas sugestões, críticas e comentários.
Esperamos acima de tudo, trazer algo de novo e refrescante neste campo.

Muito Obrigado:
Carolina Ferreira
Gonçalo Teixeira Diniz

29 comentários:

  1. Excelente apresentaçao sim senhor! =)
    e tou c orgulho de ser a primeira a comentar este excelente blog!
    apesar de nao ser grande fã de touradas (desculpa carol! =P), sou uma entusiasta do circo!
    E estou totalmente revoltada com a forma como andam a tratar certas e determinadas pessoas que querem exprimir apenas as suas opinioes!! ;)
    Boa sorte com o site (vou lê-lo todos os dias!!! )

    Helena Magro

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada caríssima Helena!Respeito que não tenhas uma grande paixão por touradas, assim como tu respeitas que eu a tenha!Sem problemas!E espero sinceramente que visites mesmo todos os dias!!!Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Maria Helena! Ficamos muito gratos pela tua presença activa neste blogue! É uma presença fundamental! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá meus queridos!*
    Antes de mais tenho que vos felicitar pela excelente iniciativa que tiveram. Penso que todos os espaços de opinião criados são importantes, principalmente num país onde cada vez mais se tentam travar ideias e opiniões inconvenientes.
    No que diz respeito ao tema, o circo faz parte das minhas escolhas culturais (ou não tivesse eu participado na realização de um site com muito menos "pinta" que este!), não podendo contudo dizer o mesmo em relação às touradas.
    Desejo-vos inspirados e inspiradores posts,
    Um beijinho,

    Maria João Lopes

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Parabéns pelo blog fico muito contente com a vossa iniciativa.
    Adoro o circo tenho paixão pelos animais e adorei uma frase celebre dita por um nosso conhecido "gosto mais dos meus animais do que certas pessoas da família"
    Talvez associação devesse se preocupar com os animais vadios que andas nas ruas famintos, e quando os apanham levam para o canil para serem mortos como certos casos que tive conhecimento.
    Concordo que façam inspecção ás condições dos animais, mas não devem meter tudo no mesmo "saco" conheço vários empresários de circo que tem o máximo cuidado com os seus animais.

    VIVA O CIRCO E OS SEUS ANIMAIS

    SÓNIA

    ResponderEliminar
  6. Cara Maria João,

    Parece que as touradas estão a ter menos fãs...Lol enfim, o que importa é que a iniciativa está a ter boas reacções!
    Queremos voltar a ver-te por cá!Pode ser que te faça gostar um bocadiiinho de touradas!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite caros amigos,

    Boa Sorte para o blog.

    Um beijinho,
    Filipa Almeida

    ResponderEliminar
  8. Caros amigos
    Parabens pelo excelente blog, afinal à muitas pessoas que gostam de ver os animais no circo, como iremos ver pelos comentários que iram aparecer, quanto a mim que sou director de um circo e proprietário de vários animais, tenho a dizer que depois de muitos anos em que solicita-mos ás autoridades o controlo e a documentação à semelhança do que se faz à muitos anos em toda a Europa, e só quando estava a acabar o prazo que a União Europeia deu a Portugal para implantar a directiva comunitária, é que se aplicou a dita norma, mas como em Portugal temos a mania de ser mais espertos que os outros tinham que fazer aquela aberração que é a tal portaria que como bem diz foi feita sem a consulta devida a quem de direito,enfim quem a fez desconhece totalmente a realidade dos circos e que por exemplo existem circos em Portugal que criam tigres e depois os cedem a parques que se calhar por falta de carinho para com os animais, estes não se conseguem reproduzir, ora nos circos os animais estão bem, com o bem estar que tanto se fala, e a prova é que animais tão complicados de se reproduzirem como os tigres nascem sem problema nos circos, quanto à dita portaria ainda ninguem me explicou algumas questões que gostaria de ver esclarecidas, vejamos:Um circo estranjeiro que venha a Portugal pode trazer animais que se encontram proibidos aos empresários portugueses? Podemos contractar numeros com animais estrangeiros? ou a portaria só se aplica aos circos portugueses? se alguem souber estas respostas que me diga. Um abraço saudações circenses Carlitos Junior Circolandia

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo:
    Obrigado pelo seu comentário, e espero vê-lo por aqui mais vezes.
    Quanto ás suas perguntas é o seguinte:
    Um Circo estrangeiro que venha a Portugal não pode trazer os seus animais, a não ser que estejam também registados em Portugal. O mesmo se passa com números com animais estrangeiros.
    Acho lamentável, e que deviamos fazer alguma coisa para combater esta portaria!
    Cumprimentos
    Gonçalo Teixeira Diniz

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Só passei por aqui para desejar um FELIZ DIA DO CIRCO.
    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  12. Joana Igreja

    Boa noite caros amigos , é com o maior prazer q vos saudo por este tão majestoso blog , amei anjos da noite!
    VOCES SAO GRANDES SAO GRANDES!
    sou apologista dos vossos pontos de vista , pois sou grande adepta de circo e confesso n tanto participativa em touradas mas atribuo o meu apoio..na questao q toca aos circos "ja vivi" experiencias deveras significantes nesse meio s nao das mais marcantes da minha vida , e afirmo com todas as certezas q os animais lá sao tratados como "reis" eles sao amados , eles são felizes lá , e logico q as condiçoes e grandeza variam d circo para circo .. mas ja visitei do mais baixo ou mais alto e em todos eles s notou um excelente afecto por todos os animais ali existentes e falam neles com tanto carinho tanta ternura...os animais sao felizes ali , n os tirem de lá cometem o maior erro !!
    Quanto a voces caros amigos Gonçalo e Carolina bela iniciativa :) , continuaçãoo ficoo á espera de mais :D...

    beijos Loucos Malaca:P

    ResponderEliminar
  13. Parabens FELIZ DIA DO CIRCOOOOOOOOOOOO!
    ESPERO Q TODOS ELES NESTE DIA NO NOSSO PAIS TENHAM CASA CHEIA POIS ELES MERECEM!!!!!!!!!!!!!!

    :DDDDDD
    Malaca

    ResponderEliminar
  14. Cara Joana,
    Obrigado pelo seu apoio!
    Esperamos vê la mais vezes por cá com essa energia toda!!!
    Com os melhores cumprimentos,
    Gonçalo Teixeira Diniz

    ResponderEliminar
  15. Caríssima Malaca,

    Muito obrigada pelo seu contributo, ficamos gratos pelas suas palavras.

    Caro Gonçalo,

    Esqueceu-se do que lhe recomendei esta tarde.
    Veja se resolve essas questões.Julgo que me faço entender.
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  16. ola a todos...gostava de saber se e verdad ...k estao a fazer um baixo assinado..por causa disto dos animais...!?

    ResponderEliminar
  17. Caríssimo,

    Desde já agradecemos a sua visita. Esperamos vê-lo por cá mais vezes!
    Quanto à sua pergunta, a informação que temos disponivel é de que existem três petições neste momento. Uma delas é relativa à mudança do estatuto jurídico dos animais, feita por parte de algumas associações de "defesa" dos animais. Outra está a cargo de alguns aficionados com o objectivo de defender a festa brava. E por último existe ainda uma petição feita por algumas empresas Circenses com o fim de combater a legislação actual!
    Para mais promenores, nomeadamente no que respeita a querer integrar alguma destas petições, envie-nos os seus dados, para lhe podermos fornecer essa informação.
    Até a próxima
    Com os melhores cumprimentos,
    Carolina Ferreira
    e
    Gonçalo Teixeira Diniz

    ResponderEliminar
  18. e sobre os animais no circo...ouvi dixer k tinham k conxeguir recolher 2mil assinaturas sera k e verdade a i gostava de saver como e k ficou na austria...se ja podem ter animais.obrigado

    ResponderEliminar
  19. Joana Malaca :D
    Vejo que isto a cada dia que passa está melhor meus amigos!!!!
    O Povo pede mais ;D continuem com excelentes post´s cara Carolina e Gonçalo !!
    Vamos conseguir manter estas 2 brilhantes e tao prestigiadas tradiçoes ja sendo elas tao antigas no nosso país ..elas q ja fazem parte da nossa história ! Força Circo! Força Touradas!
    Beijinhos amigos , continuação :)

    ResponderEliminar
  20. ola gostava de saber se a portaria e pa todos os amimais o so animais selvagens...se focas;cavalos;podem estar no circo

    ResponderEliminar
  21. Caro Anónimo,
    O muito obrigado pela sua visita, no entanto, gostavamos que para a próxima se identificasse.
    A portaria diz respeito a uma lista de animais, que incluem todos os felinos excepto o gato doméstico, todos os ursos, elefantes, rinocerontes, hipopotamos, a grande maioria dos répteis e aves, todos os cetaceos (golfinhos), focas, leoes marinhos, entre outros. Os Circos apenas podem deter animais domésticos, e camelos, lamas, bufalos, girafas, zebras, bisontes, e pouco mais.
    Espero que tenha ficado esclarecido, e gostariamos de o voltar a ver e a interagir connosco aqui.
    Com os melhores cumprimentos,
    Gonçalo Teixeira Diniz

    ResponderEliminar
  22. obrigado..pela resposta....sobre os animais k se pode usar no circo...e k mtas pessoas do circo n pensam k era pa todos os animais..como eu pensei...k sou de circo obrigado

    ResponderEliminar
  23. o cavalo ta nessa lista k os circos podem adequerir

    ResponderEliminar
  24. obrigado pela resposta ..gostava de saber se na austria..a lei k posseram ainda se mantem...eu sou de circo..mas como muita gente n percebi metade da historia...

    moises silva

    ResponderEliminar
  25. ha i tbem gostava de saber se os circos podem contratar artistas com animais? e que li uma noticia num saite que o coliseu do porto ja contratou um numero de feras


    ass moises peres

    ResponderEliminar
  26. Caro Moises,
    Asituação na Austria continua na mesma. Há uns anos saiu uma lei que proibia os animais, no entanto, depois de uma queixa feita ao Parlamento Europeu pela ECA(Associacao Europeia de Circos) verificou-se que na Comunidade Europeia, os Circos com animais são considerados cultura, e que a dita lei da Austria não podia ir para a frente. Com o passar do tempo o caso foi arquivado. Agora recentemente, voltou-se a falar disso. Vamos esperar e ver no que dá!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  27. Caro Moises,
    Também achei estranho essa noticia! A unica hipotese que vejo, é o dito domador ter animais registados também em Portugal, ou ser de um Zoo. Sinceramente não sei, mas vou tentar informar-me.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Culpado de não ter seus animais de forma adequada, o Circo Real ainda é criticado. Circus Nock em contraste, tem feito progressos e Knie está sob a custódia dos seus cavalos.

    O terceiro relatório divulgado segunda-feira pela PSA que mostra onde os animais são mantidos de forma adequada, os programas são geralmente aceitável também. Mas o PSA é de opinião que alguns animais selvagens não têm lugar em tudo na arena.

    A PSA oferece bons pontos para o circo Knie e Nock: corrigido pela primeira vez os pontos criticados há um ano o seu relatório. Assim, animais selvagens e caprinos receberam uma grande quantidade de material para mastigar, gansos piscina suficientemente amplo e permanente de cavalos das áreas de exercício ao ar livre ainda. Em Knie também as barracas dos cavalos eram ainda maiores e macacos-prego foram capazes de aproveitar o espaço extra em seus recintos. Cuidar de cavalos é "exemplar" porque eles têm uma pastagem diariamente.

    Em contraste, o Cirque Royal (Royal Circus), com sede em Lipperswil (TG), parece "responder" a qualquer melhoria. Para ele, o cuidado dos animais continua a ser inadequada e alguns recintos nem sequer responder aos requisitos legais mínimos, diz que o PSA. Wise, as autoridades cantonais e federais não tenham implementado os requisitos legais até agora. A direção do circo rejeita qualquer diálogo e até mesmo proibiu o especialista em animais silvestres na PSA para entrar no circo.

    Pela primeira vez, o PSA também avaliou o desempenho. Congratula-se com as representações amigável de Nock e circo Knie, mas novamente crítico Cirque Royal, que a punição infligida "numerosas" desnecessária e incompreensível para os animais.



    assim sim...neste pais n kerem akabar com os animais ...i dao opurtunidades aos circos pa darem condissoes aos animais


    moises peres

    ResponderEliminar