sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vamos à tourada!


















Caras e caros amigos,

Inauguro este espaço com breves referências ao panorama actual do mundo da tauromaquia.

A tradição dos toiros, é já muito antiga no nosso país. Desde sempre existiram touradas, com zonas até bem características ao longo da geografia de Portugal.

A bela corrida à portuguesa, é sem dúvida uma marca emblemática da nossa cultura. Sem fanatismos, devemos ter orgulho nas nossas tradições, mesmo que nao gostemos particularmente delas.Os gostos são de cada um. Já as tradições, são de um povo.

É do conhecimento geral que uma onda de contestação tem assolado a nossa arte tauromáquica. Essas vozes vão-se ouvindo, mas muitas vezes são motivadas por um total desconhecimento de causa e por uma certa ideia de modernização e progresso que, neste âmbito ultrapassa o ridículo do que se pode argumentar.

Respeitem-se os gostos, conheçam-se as tradições e, gostando-se ou não, que se respeitem também!

Confesso a minha paixão pelos toiros. Falo em toiros, pois nem só de tourada vive a festa brava. Se me permitem puxar um pouco a brasa à minha sardinha, na zona onde tenho raízes, (Guarda), enfrenta-se o toiro de uma forma distinta e única mundialmente. É a chamada capeia arraiana. Vários homens desafiam o toiro, pegando o forcão, onde este vai marrar.

São sensações únicas, as que se vivem na arena. E não é necessário ser-se toureiro ou forcado. Basta sentir-se a aficción, a paixão, os olhos vidrarem na nobreza do toiro, na técnica do toureiro a espetar o ferro, na coragem do forcado a pegar o toiro, no aplauso duma praça inteira de pé!

Convido toda a gente que nunca viu uma tourada, a fazê-lo. Será certamente um serão memorável. Aos restantes, vamos continuar a ir aos toiros!Vamos perpetuar a festa brava!

2 comentários:

  1. Olá

    Gosto muito do blog, e acho uma óptima ideia.
    Mas acho que esta fotografia não é a melhor para promover as vossas ideias. Aconselhava a substituiçao por uma menos chocante. Estão a dar razão aos anti-touradas.

    Cumprimentos,
    de um wannabe anti-touradas, mas a favor de animais nos circos

    ResponderEliminar