segunda-feira, 26 de abril de 2010

Este não era um blog para quem gosta de Circo ou Tourada?


Caros amigos,


Como puderam reparar, recebemos alguns comentários dos ditos defensores dos direitos dos animais. Foram apagados, não por não aceitarmos opiniões contrárias, mas porque mais uma vez, essas pessoas não sabem expressar-se de forma correcta e educada. A política do nosso blog não compactua com brejeirices e faltas de educação.

Este blog foi criado, como qualquer comum pôde ler no post de apresentação, para defender e divulgar o circo e a tourada. É portanto dirigido a quem gosta destes dois espectáculos, simpatiza, ou, simplesmente e de forma saudável, nestas matérias revela interesse. Sem querer igualar o que os ditos nos disseram, chegámos a várias conclusões.

Concluímos que os ditos não entendem que vivem num Estado de Direito Democrático e, todos temos direito de nos expressar de acordo com aquilo em que acreditamos. O facto de existir um blog a versar sobre conteúdos que não nos agradam, evidentemente não nos dá o direito de nos intrometermos ao ponto de atingirmos a falta de educação e a inconveniência. Concluímos também que, só uma atitude fanatista e, absolutamente extremista e exagerada, poderia explicar estes actos por quem se diz defender os animais. Nesse sentido ficamos tristes, por os nossos animais tão mal serem defendidos... Aliás, essa "defesa" de quem não tem educação, não tem respeito e muito menos sabe do que fala, nunca poderia revelar nada de positivo. E se não acreditam nesse mesmo fanatismo que tanto os caracteriza, imaginem que, qualquer banda que dê ou venha a dar um concerto no Campo Pequeno, ou se ligue de alguma forma a um Circo, é por eles totalmente boicotada, ao ponto de deixarem de comprar cd's dessa banda, ainda que esteja presente nos seus gostos... Enfim, julgamos que o debate entre "antis" e "prós" chegou ao fim, não vamos descer de nível. Ou se gosta, ou não se gosta. Respeitem- se os direitos de todos nós, que, AINDA estão acima dos dos animais...

É incrível como pode existir gente na sociedade, tão pouco ciente da realidade! Se são contra os Circos ou as Touradas, estão no seu direito, mas nós também estamos no direito de ser a favor!Com efeito, estas pessoas até poderiam ser respeitadas se, fizessem o seu papel de forma transparente e educada. Em vez de chegarem a pontos tão extremos que, sinceramente até dão pena.

A ignorância não é de quem vai à tourada. É de quem nunca lá foi, nunca viu um touro, não sabe que um touro não é um cão, nem sabe o porquê do touro estar ali! Não entende sequer, que em muitos circos, os animais são muito melhor tratados do que em qualquer outro lugar!Investiguem! Informem-se! Vão a um circo, visitem os animais! Vejam aquilo que não querem ver! Começamos a achar que os ditos defensores, afinal querem é ver os animais nas piores condições! Se não, em muitas das circunstâncias, estariam calados e contentes por haver animais tão bem tratados como o realmente são em muitos circos deste país! Mas parece-nos evidente que essas pessoas nunca tomariam tão digna atitude. Preferem esta faceta reaccionária, que, até revela, em muitas das suas iniciativas, o pior da nossa sociedade...

Enfim, caros amigos, não nos vamos deixar influenciar por estes comentários, tão pouco dignos, tão pouco construtivos. O blog vai continuar a seguir a sua linha de origem, vai continuar a apoiar o circo e a tourada, e vai continuar a fazer votações... Mesmo depois de termos dado conta da manipulação que foi feita em relação à sondagem desta semana. Não nos apoquentamos... A sondagem fár-se-á, todas as quintas-feiras no Campo Pequeno, todo ano nas tendas de Circo, todos os meses de Agosto nas terras arraianas, todos os meses de Dezembro nos Circos em Lisboa, fár-se-á sempre, em todo o país, como podem ver nas fotografias acima!

Até esta onda de "modernidade" terminar, e os ditos se dedicarem a outra causa... Se quiserem causas, podemos até aconselhá-los. Vão dar de comer a quem tem fome, vão ajudar os sem-abrigo, vão denunciar a corrupção... A essas causas todos nós nos juntaríamos. Já causas que põem em causa as tradições portuguesas, essas, nunca nos vão ver apoiar. Por isso vamos continuar aqui, de pedra e cale, como aliás, a ainda maioria do país, como querem esconder, mas que, felizmente existe. E não precisamos de manifestações para o demonstrar.


Com os melhores cumprimentos,

Carolina Ferreira

e

Gonçalo Teixeira Diniz

8 comentários:

  1. "Ou se gosta, ou não se gosta". Com todo o respeito pelos gostos diferentes do meu, felizmente existem gostos diferentes, mas quem respeita o touro? Quem lhe espeta ferros é que não. Nem quem apoia.

    ResponderEliminar
  2. Interessante que mandei um comentário completamente educado, contra o circo e vocês não aceitaram...e falam de país democrático....

    ResponderEliminar
  3. Como amiga dos animais acho engraçado dizerem que o melhor para o touro é ser ali espetado friamente e que nos circos é BOM os animais estarem presos em vez de estarem nos seus habitats naturais,muitas das vezes passando fome e mal tratados!

    Já agora gostaria de vos ver enjaulados,chicoteados, comerem e beberem apenas quando o dono lhes apetecesse.Que bom que seria não é?

    Meus caros, este texto é absolutamente utópico!

    P.S - Sei bem que vão apagar o comentario pois é contraditório ao que se esforçam em divulgar e incentivar as pessoas a aderir!

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    Em primeiro lugar, gostaríamos que se identificasse. Nem é nossa política responder a comentários anónimos. Ainda assim, agradeço desde já que fale em respeito por gostos diferentes do seu. Pena que sejam apenas palavras.
    E, essa frase "ou se gosta ou não se gosta" ilustra bem a divergência de opinião que existe nesta matéria.Quem respeita o toiro é exactamente quem vai a tourada. É o forcado, o toureiro...Percebam de uma vez, que os ferros não são espetados para magoar o touro. O acto de espetar o ferro e a forma como é espetado é que importa. Importa a reacção do toiro, a sua nobraza, a sua investida. Ora, quem repara e aprecia todos estes pormenores da acção do toiro, não me parece que não o apoie. Mas infelizmente isto faz parte de cada um. Quem não foi habituado a ir aos toiros a perceber e sentir a afición, nunca irá entender absolutamente nada. Mas, ainda que não entendem, respeitem, ou experimentem ir a uma tourada e informem-se sobre cada minuto de que acontece ali dentro. Aposto que o número de aficionados aumentava...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Afonso,

    Convenhamos que os nossos conceitos de boa educação são bem distintos. Mas isso já uma afirmação reiterada. Não espanta ninguém.
    O que também não espanta ninguém é não saber o que significa democracia. Este blog não é o parlamento. E quem o administra tem todo o direito de não publicar comentários ofensivos que vão contra as idéias aqui defendidas. Se colocasse questões para debate, mesmo que contrapostas às nossas, até poderíamos dar-lhe a sua democracia. Mas, como já vai sendo hábito, a vossa prática prima pelo desconhecimento, falta de educação, postura..Enfim...Claro que não queremos o nosso blog a compactuar com essas situações.
    Uma última nota, para quem contesta assim tanto o circo e a tourada, não vos sabíamos tão fans de blogs deste gabarito...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Cara Vanessa,

    Esse seu comentário, é daqueles que quase não merece resposta. Ainda assim, dado que denotamos uma certa necessidade em se afirmar, vamos dar-lhe essa benesse.
    Relativamente ao seu primeiro parágrafo, em que se intitula amiguinha dos animais, aconselha-mo-la a rever o seu conceito de amizade. Quando somos amigos de alguém, interessamo-nos e conhcemos as suas circunstâncias. A senhora por acaso sabe, que os animais do circo não são retirados do seu habitat?Sabe que existem criadores próprios para a actividade do circo?Sabe o que acontecería se um animal do circo de repente fosse para"o seu habitat natural"?
    É evidente que não. Sabe o que é uma tourada?Tem noção que ninguém acorda de manhã e diz: "vou espetar um toiro", tem noção do ridículo?
    Enfim, tal como dissemos neste post, voltamos a repetir para os mais esquecidos: informem-se!
    Quanto ao seu desejo de nos ver enjaolados e chicoteados e a comer e beber quando ao dono lhe apetecesse, bom, não vamos comentar a sua mente sádica e promíscua. Pergunto-lhe apenas se o seu cãozinho ou gatinho, come sozinho e quando a ele lhe apetece.Ensinou o cãozinho a cozinhar foi?
    Ridículo.Também nós gostamos muitos de animais. Também nós temos os nossos cãezinhos e gatinhos.. A diferença é que a nossa inteligência ainda não foi afectada pela idéia de igualdade entre animais e pessoas. Verificamos nesse sentido, uma gravíssima deturpação da realidade.
    Julgo que, ao reflectir sobre isto, não achará o nosso texto utópico. Eventualmente a utopia está no cãozinho e no gatinho, que vestem as calças lá em casa e mandam a nossa cara Vanessa fazer as tarefas domésticas...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Este é o 1º comentário que faço a este blog e lamento ter de o fazer.
    Nós já sabiamos que este espaço seria atacado por aqueles que se auto-intitulam defensores dos animais, e ainda bem que assim é. O circo e a tourada, são parte integrante da nossa cultura, gostemos deles ou não. O valor intelectual e cultural destas artes não pode nem deve ser ignorado, apenas resta a cada um de nós respeitar quem os aprecia.

    Respeito a posição de quem defende a proibição da utilização de animais em espectáculo, mas exigo que respeitem a minha.
    Gosto de circo, sou apaixonado por circo e sê-lo-ei amanhã por mais argumentos que me apresentem.

    Respeitem este espaço como respeitam a liberdade minha e vossa, como respeitam a opinião e o direito de a ter.

    Não gostam de circo/touradas?
    Fácil:
    Não vão lá!!

    O RADICALISMO CEGA!

    ResponderEliminar
  8. ola a todos.quero dar os parabens por este blog. E é pena que as pessoas falem por falar e estarem mal formadas sobre o circo e se alguns tratao mal os animais! nao devemos julgar todos.. porque num predio nem todos sao iguas ha sempre uma ovelha ranhosa. por isso meus caros nao digao o circo. digao o CIRCO TAL. sim porque os circus tem nome.. para nao passar tudo por o mesmo..obrigada

    ResponderEliminar