domingo, 18 de abril de 2010

Devaneios nocturnos

Caros amigos,

A hora vai tardia e o pensamento, atribulado.
A nossa sociedade, especialmente a juventude, vive numa completa inércia, infelizmente notável.
Este blog é precisamente sobre dois espectáculos importantíssimos no panorama cultural português. O circo e a tourada, falam de história, de costumes e de tradições. Como é possível sermos totalmente indiferentes?
Mas não só na cultura nos inspiramos. A sociedade, a forma de estar nela, o papel que também nela representamos, não nos devia passar ao lado.
Confesso a minha desilusão ao contactar com tamanho desinteresse e desprezo por coisas tão sérias como as que implicam o nosso futuro.
Ter um partido político hoje, é quase motivo de vergonha, parece uma prática reiterada. Ser-se contra o sistema é que é ser "fixe", é quase requisito para se pertencer a determinado grupo de amigos.
Mas o que é isto afinal?Quando esta gente entrar para o mercado de trabalho vai continuar a pensar da mesma forma?A ter o mesmo desinteresse?Que mentalidades são estas? Esta é que é a modernização que vemos lá fora, na europa?...Vamos continuar a desejar tudo o que os outros têm e a não aproveitar os nossos próprios recursos?
É por isso que me mantenho fiel. Mantenho-me pelo futuro que se pode fazer, se quisermos e formos capazes. O contexto actual não é o mais favorável, é certo. Mas quem o fará melhorar se não nós?Os que tanto queremos marcar a a diferença?
A diferença está em tomar a iniciativa.
Defender as nossas convicçoes é importante, fulcral, até.
Ter convicção naquilo que Portugal tem para nos oferecer, é fundamental e as tradições são um bom princípio, são a marca de um povo!!

8 comentários:

  1. Inspirado minha cara!
    e sem duvida alguma concordo cntg! nao pertenco a nenhuma partido nem juventude mas decididamente tb nao sou indeferente ao que se passa a nivel politico no nosso pais..
    Defendo que deveria haver mais interesse juvenil na politica, sociedade e mais, defendo que deveriam deixar falar os jovens! pois há muitos com ideias e c projectos de solucoes para a actual crise, prontos a marcar a diferenca! No entanto, a culpa n e so dos jovens carol, e tambem de uma sociedade que nao nos dá crédito.
    Bom post e aposto que a 'inspiraçao' foi muita! =P
    Beijo*

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga Helena,

    Concordo. Temos quadros válidos que não se fazem ouvir e Portugal perde com isso.
    Mas provavelmente esse descrédito nos jovens, tem muito a ver com postura destes na sociedade.Esses quadros existem, mas são a minoria.
    E a inspiração era muita sim...Sabes bem que tens uma amiga muito espirituosa!

    ResponderEliminar
  3. Muita inspiração cara Carolina Ferreira! E concordo com as suas ideias, acho que é realmente preciso tomar posição e lutar, não apenas criticar o que os outros fazem.

    Bom post,

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada!

    Pena não se ter identificado.Ainda assim, obrigada pelo contributo. Espero que seja espectador (a) assídua deste nosso espaço.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Peço imensa desculpa pela falha, esqueci-me de colocar o meu nome no final do meu breve comentário.
    Terei todo o prazer em estar atenta a este espaço e em participar.

    Cumprimentos,

    Rita Leones

    ResponderEliminar
  6. Adorei carol! Concordo com cada palavra..

    ResponderEliminar
  7. Caríssima Rita,

    Agora sim!Obrigada pela sua presença e pelo seu comentário!
    Espero que continue a visitar-nos!

    Caríssima Teresa,

    Fico contente que concorde!
    Espero ler mais comentários seus e que possamos aqui debater questões interessantes.

    Cumprimentos a ambas!

    ResponderEliminar
  8. agora tu dizes: "ooooooobrigada!"

    ResponderEliminar